CONCURSOS

Young Architects Competitions - Green Academy

September 05, 2016

O desafio era apresentar uma proposta para reutilizar a edificação de uma antiga fábrica de papel abandonada transformando-a em um centro de exposição, pesquisa e formação nos conceitos de reciclagem e desenvolvimento sustentável. Comuna de Marzabotto, Itália.

CONCEITO DO PROJETO:


O edifício como um "natural manifesto da cultura do reuso e da sustentabilidade". -do edital do concurso-
Na literatura, um "manifesto" é uma declaração pública de todos os aspectos de uma ideologia, com o objetivo de influenciar pessoas a tomar uma atitude. Isso é exatamente o que uma "Green Academy" deveria ser.
Um edifício reutilizado com diversas tecnologias de materiais e energia renováveis, todas expostas ao olhar dos usuários para que possam aprender e replicar.
As expansões propostas em estrutura metálica e vidro contrasta com a estrutura existente. O auditório como uma monumental caixa verde de vidro sobre a antiga fábrica, iluminada por dentro, representa uma nova e verde idéia, como uma lâmpada acesa desenhada sobre a cabeça de um desenho animado.
O novo complexo habitacional seria construído utilizando containeres para os apartamentos, como um exemplo de reciclagem e uma inspiração para habitações emergenciais. Para diminuir ao máximo a quantidade de lixo gerado, as sobras de cortes das paredes dos containeres serão utilizadas para revestir as paredes externas do auditório.

Concurso Ópera Prima #25 edição

A Arquiteta Larissa Mendonça orientada pelo Professor Arquiteto Paulo Ferrara, foi classificada como uma dos 5 finalistas nacionais da categoria ‪#‎ImagineComVidro na 25ª edição do concurso Ópera Prima.

O projeto "Nautilus Observatório Subaquático", trabalho final de graduação da Larissa Mendonça no curso de Arquitetura e Urbanismo (Belas Artes), foi selecionado pela Faculdade no ano passado para participar do concurso onde competiu com outros 385 trabalhos de arquitetos, também recém formados e selecionados por suas Universidades. Após duas etapas de julgamento, regional e nacional entre 2014 e 2015, o resultado foi publicado na revista Projeto Design 420, (Abril de 2015).

Resumo:

Para os apaixonados pela vida marinha, o Nautilus, abriga o observatório subaquático e cursos de mergulho.

 

O Nautilus está implantado em Ilhabela, como é popularmente conhecida. Seu município está localizado no litoral norte de São Paulo.

A Ilhabela é uma das 65 cidades indutoras do turismo do país, é destino de sol e mar do Estado de São Paulo. Sua economia baseia-se no turismo e no comércio, deixando a pesca e o artesanato ocupando posições secundárias em termos econômicos.

“O mar não é um obstáculo: É um caminho.” - Amyr Klink

Please reload

Endereço: Av. Prefeito Fábio Prado, 54 - Sobreloja 2, São Paulo-SP  Cep: 04116-000

Email:   mq.contato@gmail.com / Tel:   +55  11  98542-0012  /  11  97243-1001

  • Facebook
  • Instagram Mendonça & Quene
  • Local